quinta-feira, abril 26, 2012

Acompanhamento da vida escolar dos filhos deve ser feito o ano todo

EDUCAÇÃO — Para cobrar bom desempenho da criança no fim do ano, pais precisam ter colaborado antes

Add caption
Thelma Yeda Roder Kai
Da Reportagem Local
O acompanhamento da vida escolar dos filhos vem se tornando cada vez menor por parte dos pais em decorrência da rotina de vida da sociedade moderna. Os homens enfrentam jornadas excessivas de trabalho e as mães — que antes, como donas-de-casa, tinham a responsabilidade de acompanhar a educação dos filhos — agora também estão trabalhando. Mas a falta de acompanhamento pode render surpresas desagradáveis no final do ano.
Para evitar essas situações, é importante que os pais reservem alguns momentos para esse aspecto da vida dos filhos. “Sempre há um tempinho”, diz a psicóloga Patrícia Corrêa Cortela. Ela ressalta que, para a criança, a vida escolar é uma esfera muito importante. “No caso de uma criança que fica o dia todo na escola, é lá que sua vida está se dando”, avalia.
Quando a criança tem resultados escolares que os pais consideram ruins, é preciso ter cuidado com a maneira de se conversar sobre o assunto. “Dizer que ela é preguiçosa ou burra, por exemplo, só vai piorar a situação”, alerta.
O interessante é aproveitar a situação para ensinar que os resultados obtidos são conseqüências do comportamento. “Não estudou, não se comportou, aconteceu isso. A criança sabe que pode mudar comportamentos. É diferente de ser burra, algo que ela não poderia modificar. É importante a criança saber que os pais estão chateados com o que ela fez e não com o que ela é”, explica.
Antes de cobrar bom desempenho dos filhos, os pais também devem avaliar se estão em uma posição que permite isso.
“A criança só aceita a cobrança se houve antes acompanhamento. Existem pais que durante todo o ano nunca viram a realização de tarefas nem quiseram saber da vida escolar do filho e no final, quando chega um resultado não esperado, cobram. Mas não acompanharam o desenvolvimento escolar e não colaboraram quando foi necessário”, diz Patrícia, salientando que acompanhar não significa assumir as tarefas. “Muitas vezes os pais, por falta de paciência, acabam fazendo a tarefa pelo filho”, diz. Outro fator fundamental é o exemplo. “Às vezes os pais falam que algo é importante, mas têm atitudes diferentes das palavras. É muito mais natural a criança perceber o que é importante pelas atitudes dos pais do que por um discurso”, afirma.
No caso de resultados aquém dos esperados mesmo quando a criança se esforçou, pode haver muitos motivos — nem sempre muito claros para os pais ou até mesmo para a criança. Mas, segundo a psicóloga, é um alerta. “Pode haver influência de fatores emocionais ou outros, como a socialização da criança na escola não estar ocorrendo adequadamente”, salienta.
Segundo Patrícia, mesmo as crianças que têm um bom desempenho escolar precisam do acompanhamento. “A criança sente muita falta da aprovação dos pais. Ela precisa que os pais mostrem interesse pelo que ela está fazendo”, afirma. “Às vezes acontece também do boletim estar legal, mas será que a criança está inserida, será que sabe dividir e se relacionar com as outras?”, questiona. Perceber questões como essas não é fácil e demanda atenção por parte dos pais, diálogo com os filhos e com os professores da escola.

Fonte: UOL

quarta-feira, abril 25, 2012

Zé Peixeiro vai apresentar proposta de chip estudantil

Zé Peixeiro disse que proposta está sendo aplicada no Estado da Bahia
O vereador José Domingos Gondim, o Zé Peixeiro (PMDB), está concluindo a formatação de um anteprojeto que dispõe da inclusão de chips eletrônicos nas fardas escolares dos alunos da rede municipal de ensino. De acordo com o autor da proposta, a iniciativa tem por objetivo evitar a evasão escolar e principalmente a falta de informações dos pais com relação aos estudantes, na medida em que o equipamento eletrônico permitirá a família do aluno acompanhar todos os seus passos.
   "Nós vamos dar entrada neste projeto, ainda estamos analisando que será um projeto de lei ou projeto de resolução. Estamos tomando como base uma proposta implantada na Bahia de acompanhamento escolar. O chip eletrônico pode ser lavado, portanto, às mães dos alunos que não precisam se preocupar com a questão de lavar e passar a farda, por se tratar de um equipamento que possui aderência. Quando o aluno chegar à escola, automaticamente os pais receberão uma mensagem através do celular e quando ele deixar o ambiente escolar também será avisado", explica.
   Zé Peixeiro acredita que a proposta não acarretará em dificuldades financeiras para o Poder Executivo mossoroense na medida em que o investimento para aplicação da matéria se torna irrelevante em função da sua importância e, sobretudo, em relação a sua importância sob o aspecto social. "O município só tem a ganhar com essa proposta até porque as cidades que apresentam baixa evasão escolar recebem incentivo do Ministério da Educação através de recursos e sem contar a relevância sob o aspecto social evitando que as crianças estejam na rua ao invés de estarem na sala de aula que é lugar para criança estar", disse o parlamentar.

Fonte: Gazeta do Oeste

sexta-feira, abril 20, 2012

Encontro de pais e mestres 
Turmas: 1º ao 5º Ano 

     A Equipe de Apoio Pedagógico e Professoras do 1º ao 5º Ano realizaram hoje 20/04/12 a 1ª reunião do ano letivo de 2012, onde na oportunidade foi feita a entrega de Boletins e atividades avaliativas referentes ao encerramento do 1º bimestre.
    Foi um prazer imenso estar com vocês pais nesta manhã. Esperamos que esse momento tenha sido gratificante onde o amor, a gratidão, a fé, o diálogo e o respeito possam sempre brilhar em nossas vidas.
    É preciso cuidar com carinho da Educação dos nossos filhos, e freqüentar as reuniões escolares é um excelente começo.
      Agradecemos a presença de todos os pais presentes em nosso encontro.








  
RECERAÇÃO 

          Que legal! Banho de cascata com a turminha do Jardim II “A” das tias Maria e Iris. Foi um banho bem agradável, divertido e cheio de alegria. Um cheiro bem especial e cheio de carinho! Das tias Maria e Iris. 









quinta-feira, abril 19, 2012

CULMINÂNCIA DE ENCERRAMENTO DO PROJETO "DIA  DO INDÍGENA"

         Foi realizado hoje o encerramento do Projeto "Dia do Indígena" nas turminhas da Educação Infantil com um Lanche Coletivo relembrando seus costumes alimentar. 
             Todos os alunos interagiram  bem com todas as atividades realizadas durante o projeto, aprendendo, cada um do seu jeitinho os valorese costumes do povo indígenas.

Parabéns Galerinha!!!
Professoras e Apoio Pedagógico.















r e c r e a ç ã o

           Banho de Cascata hoje da turminha do Maternal com as tias Luíza e Priscila. Foi um banho bem legal, gostoso e divertido!!!
Beijos carinhosos!!! Bom Final de Semana!!!
Tias: Luiza e Priscila





terça-feira, abril 17, 2012

P  R  O  J  E  T  O  "M O R A D I A"
         
         A turminha do 2º Ano encerrou hoje o Projeto "Moradia" onde cada grupo fez uma maquete mostrando e explicando alguns tipos de moradias existentes. Palafitas, Oca, Iglus e Prédios.
       O Projeto foi bem proveitoso, pois a turminha se empenhou para fazer e aprender o assunto trabalhado em sala de aula.

Parabéns a turminha do 2º Ano!
Tia Acelina












quarta-feira, abril 04, 2012

O verdadeiro sentido da Páscoa 


Páscoa é esperança de vida nova.
Vida nova em acreditar na renovação.
Renovação de conceitos, de educação e valores.
Valores humanos, espirituais e sentimentais.

Páscoa é esperança e alegria.
Alegria cativada por sentimentos.
Sentimentos profundos e reveladores.
Reveladores de anseios e liberdade.

Páscoa é esperança renovada.
 Renovada pelo conceito em família.
Família é a força preservadora.
Preservadora do amor fraternal.
Clair Edelweiss


COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA NO CNSC 

Foi realizada hoje a comemoração pascal do CNSC - turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano. Páscoa é tempo de amor, vida e solidariedade, onde aprendemos a repartir as coisas boas que Deus no ensinou. Queremos desejar a todos uma Páscoa cheia de fé, amor e chocolates. 

Fotos da Comemoração da Páscoa hoje no CNSC 





































PROGRAMAÇÃO DO III FESTIVAL DE ARTES DO CNSC 2015 - FEART

1ª NOITE- SEGUNDA-FEIRA 28/09/2015 Maternal A- Os três porquinhos (Luiza e Priscila) Maternal B- Chapeuzinho vermelho (Iris) 1º a...